A Defensoria mineira está instalada em 110 das 296 comarcas do estado. As demais recebem atendimento por meio da Defensoria Pública Itinerante. A iniciativa faz parte do plano de ampliação da atuação da Defensoria de Minas, que tem atendido a cada vez mais pessoas carentes ou em situação de vulnerabilidade.
O programa percorre as regiões mineiras, priorizando áreas de maior vulnerabilidade social ou cuja população tenha dificuldade de acesso à sede da Defensoria Pública.
O projeto se tornou possível graças a uma emenda parlamentar, que garantiu recursos para a aquisição e adaptação de um micro-ônibus, equipado com escritório e espaço para atendimento.
O programa já percorreu milhares de quilômetros, oferecendo atendimento em diversas áreas: Família, Criminal, Cível, Infância e Juventude, Saúde, Direitos Humanos, Defesa da Mulher, Direito do Consumidor e Justiça Militar.
Em 2019, a Defensoria Pública Itinerante passou por mais de 25 mil quilômetros e atendeu mais de 2.000 pessoas em 17 localidades de Minas Gerais.
A partir de 2014 (Relatório de Gestão)
Municípios atendidos: 54 / Belo Horizonte: 18 / Regionais: 25
Atendimentos realizados aos cidadãos: 3.355
Km percorridos: +18.000