GABINETE E ASSESSORIAS

Gabinete

O Gabinete é chefiado por defensor público escolhido pelo Defensor Público-Geral. Possui suas atribuições fixadas por meio da Resolução nº 71, de julho de 2013.

ATRIBUIÇÕES – Segundo ato normativo, compete à Chefia de Gabinete auxiliar o Defensor Público-Geral no encaminhamento de assuntos políticos e administrativos; coordenar e supervisionar a triagem, o despacho e o redirecionamento do expediente da Defensoria Pública-Geral; organizar a agenda institucional do Defensor Público-Geral; coordenar e supervisionar a secretaria do Gabinete; subsidiar o Gabinete com informações necessárias para reuniões, conferências e palestras, e nos assuntos de comunicação social e imprensa; supervisionar a Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial; efetuar atendimentos por delegação do Defensor Público-Geral; providenciar relatórios e atas afetos a suas atribuições; despachar o expediente da Defensoria Pública-Geral relativo às suas atribuições; encaminhar providências solicitadas; acompanhar sua execução e atendimento e exercer atividades correlatas e as que lhe forem delegadas pelo Defensor Público-Geral.

Rua dos Guajajaras 1.707 – 7ª andar – Barro Preto
Cep: 30.180.099 – Belo Horizonte/MG
Telefone: (31)3526-0311- gabinete@defensoria.mg.def.br

Assessorias do Gabinete

As atribuições das assessorias do Gabinete são regulamentadas por meio da Resolução nº 70, de 31 de julho de 2013. Os assessores do Gabinete atuam, primordialmente, na elaboração e revisão do planejamento estratégico e do Plano Geral de Atuação (PGA), além de subsidiar a Defensoria Pública-Geral e a Subdefensoria Pública-Geral com informações pertinentes à sua área de atuação. Além disso, são responsáveis pela realização de reuniões, conferências e palestras, bem como pela elaboração de pareceres, minutas de atos e relatórios, sem prejuízo do exercício de atividades correlatas e as que lhe forem delegadas pela Defensoria Pública-Geral e pela Subdefensoria Pública-Geral.

As assessorias do Gabinete são divididas em três: Institucional, de Planejamento e Infraestrutura e Jurídico-Institucional. Cada uma delas possui atribuições próprias delimitadas, de acordo com a Resolução 70/2013.


Assessoria Institucional

ATRIBUIÇÕES: monitorar as atividades finalísticas da Defensoria Pública, propondo medidas para aprimorar o seu desempenho; orientar a atuação institucional das coordenadorias regionais, locais e dos órgãos de execução da Defensoria Pública; auxiliar nos assuntos institucionais, políticos, legislativos, do Condege – Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais; cooperar nas atividades de representação político-institucional, inclusive no atendimento de autoridades e visitantes; monitorar o Siaple – Sistema de Acompanhamento de Projetos de Lei; analisar os relatórios estatísticos dos órgãos de execução encaminhados pela Corregedoria-Geral; opinar sobre a escala de férias e a atuação em plantões forenses, e sobre a interrupção, por conveniência do serviço, de férias ou licença de membros da Defensoria Pública e de seus servidores.

Assessoria de Planejamento e Infraestrutura

ATRIBUIÇÕES: Auxiliar no planejamento e execução orçamentária da Defensoria Pública; supervisionar as licitações e a gestão dos contratos administrativos; auxiliar na elaboração e acompanhamento de projetos administrativos internos, inclusive os de execução do fundo penitenciário e de recursos provenientes de convênios e de emendas parlamentares; orientar as superintendências, diretorias e coordenadorias administrativas, quando necessário, sobre a aquisição, distribuição de equipamentos e mobiliário; auxiliar na elaboração de minuta do planejamento estratégico, bem como de sua revisão, e do Plano Geral de Atuação; orientar as coordenadorias regionais, locais e os órgãos de execução sobre procedimentos administrativos internos e opinar sobre a lotação dos servidores da Defensoria Pública.


Assessoria Jurídico-Institucional

ATRIBUIÇÕES: Encaminhar os assuntos jurídico-institucionais e da Corregedoria-Geral; orientar a Assessoria Jurídica Administrativa (Asjur), quando necessário; acompanhar os feitos judiciais de interesse do Gabinete e os que tenham cunho institucional, minutando e subscrevendo com o Defensor Público Geral as respectivas manifestações processuais; acompanhar os procedimentos administrativos e os correcionais no âmbito da Defensoria Pública, minutando as respectivas manifestações do Defensor Público Geral; analisar os conflitos de atribuições entre membros da Defensoria Pública e as recusas de patrocínio; sugerir os membros da carreira que serão designados para compor comissões administrativas ou processantes.


Assessoria Militar

Criada por meio de um termo de cooperação técnica entre a Polícia Militar de Minas Gerais e a Defensoria Pública do Estado para apoio ao pleno funcionamento da DPMG, especialmente no auxílio das políticas de segurança institucional, bem como cooperação recíproca entre as instituições.


Assessoria de Comunicação / Ascom

A Assessoria de Comunicação e Cerimonial (Ascom) da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais é órgão de assessoramento e apoio à gestão institucional, diretamente vinculado à Defensoria-Geral, sob a supervisão da Chefia de Gabinete, conforme determina a Resolução nº 71/2013.

A Ascom tem como objetivo a divulgação da imagem, da missão, das ações e dos objetivos estratégicos da Defensoria Pública para os públicos interno e externo, buscando consolidar e ampliar os relacionamentos, facilitar o processo de gestão e aprimorar a identidade institucional.

Utilizamos cookies neste site para: melhorar a funcionalidade, personalizar a experiência de navegação, analisar o tráfego e para efeitos de marketing e publicidade personalizada. Veja nossa Política de Privacidade.

Cookies estritamente necessários: São aqueles cookies que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras, por exemplo. Esses cookies não guardam quaisquer informações sobre você que possam ser usadas em ações de comunicação de produto ou serviço ou para lembrar as páginas navegadas no site.

Os cookies de estatísticas, ou análises, traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anônima.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

A opinião do cidadão é importante para a constante melhoria dos serviços. Para críticas, sugestões ou esclarecer dúvidas, Fale com a Defensoria.