ÓRGÃOS DE APOIO E SERVIÇOS AUXILIARES

Gabinete

Centro de Desenvolvimento Institucional

O Centro de Desenvolvimento Institucional é um dos órgãos de apoio administrativo que compõem a estrutura orgânica da DPMG (alínea “b’, do inciso IV, do art. 6º da LC estadual 65/2003).

A Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI) coordena os esforços, a política de incentivos e gerencia a execução das atividades desenvolvidas pelas Câmaras de Estudos. Além disso, promove reuniões mensais com os coordenadores das Câmaras, estimula o intercâmbio e presta auxílio técnico-operacional, com foco em atuação estratégica.

As Câmaras de Estudos são regulamentadas pelo Conselho Superior, que se dividem por temas afetos à Instituição e são integradas por defensores públicos: Criminais e Processual Penal; Cíveis, Processual Civil e de Direito Público; Tutela das Famílias; Institucionais e Estudos de Controle de Constitucionalidade; Direitos Humanos e de Tutela Coletiva; Infância e Juventude; Execução Penal; Métodos Adequados da Solução de Conflitos e Atuação Extrajudicial; e Igualdade Étnico-racial, de Gênero e de Diversidade Sexual.

Coordenadoria de Projetos e Convênios
A Coordenadoria de Projetos e Convênios  – CooProC – foi criada por meio da Resolução nº 61/2006 e tem por finalidade prestar apoio aos órgãos de execução da Defensoria Pública na elaboração, captação de recursos, monitoramento e prestação de contas de Convênios e Termos de Parceria firmados com entes das esferas Federal, Estadual e Municipal, sendo responsável pela guarda documental desses convênios e pelos procedimentos de ajustes e correções necessárias no decorrer da execução, dentre outros.

Possui ainda a atribuição de auxiliar na elaboração de projetos, programas e ações desenvolvidos pela DPMG e o devido monitoramento. Também é responsável pela execução de projetos estruturadores.

Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário
Órgão de apoio técnico-administrativo vinculado à Escola Superior da Defensoria Pública do Estado, composto pela Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais – CESV/DPMG – é responsável pelo planejamento, coordenação e execução dos Programas de Estágio e Serviço Voluntário, conforme o disposto na Deliberação n° 006/2011 e Deliberação 038/2011, do Eg. CSDPMG.

As referidas deliberações foram elaboradas e aprovadas em conformidade com a Lei Federal nº 9.608/98, que dispõe sobre o serviço voluntário, e com a Lei Federal nº 11.788/08, que dispõe sobre o estágio.

Coordenadorias Regionais
São órgãos de apoio às atividades das Defensorias Públicas em âmbito regional e agrupam Defensorias Públicas nas Comarcas por regiões ou por órgãos de atuação.

Assessoria Jurídica
A Assessoria Jurídica é órgão de controle responsável pela análise de contratos e procedimentos administrativos da Defensoria Pública-Geral mediante elaboração de memorandos, notas jurídicas e pareceres. Referido órgão ainda auxilia o Defensor Público-Geral na prestação de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Assessoria de Comunicação e Cerimonial
A Assessoria de Comunicação – Ascom – é responsável pela divulgação da imagem, da missão, das ações e dos objetivos estratégicos da Defensoria Pública. Divide-se em cinco áreas de atuação: Jornalismo/Atendimento à Imprensa, Cerimonial e Eventos, Redes Sociais, Comunicação Visual/Publicidade Institucional e Fotografia/Audiovisual.  Saiba mais sobre a Ascom em Imprensa.

Assessoria de Administração Estratégica e Inovação
Entre as atribuições, assessorar a Defensoria-Geral e Subdefensoria-Geral na determinação de políticas e gerenciamento dos projetos estratégicos da Instituição, na execução do Planejamento Estratégico e na elaboração de minuta do Plano Geral de Atuação, além de atuar, de forma conjunta com a Coordenadoria de Projetos e Convênios, na gestão do portfólio de projetos estratégicos.

Auditoria Interna
A Auditoria Interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da DPMG.

Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças
A SPGF é responsável pela negociação, planejamento e execução orçamentária, além da gestão de todos os contratos da DPMG.

  • DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA – Responsável pela elaboração da proposta e acompanhamento da execução orçamentária no âmbito da DPMG.
  • DIRETORIA DE FINANÇAS, PAGAMENTO E CONTABILIDADE – Responsável pela área contábil da DPMG, especialmente pelo empenho e liquidação de despesas; pagamento de diárias; pagamento de fornecedores e apropriação da folha de pagamento de pessoal.

Superintendência de Recursos Logísticos e Infraestrutura
A SRLI é responsável pelo gerenciamento dos setores de transportes, patrimônio, protocolo geral, compras e contratos, limpeza, conservação e manutenção das dependências físicas da DPMG.

  • DIRETORIA DE TRANSPORTES, SERVIÇOS GERAIS E INFRAESTRUTURA – Promove o atendimento às demandas de transporte, serviços gerais e infraestrutura.
  • DIRETORIA DE COMPRAS DE CONTRATOS – tem por finalidade assegurar a gestão dos processos de licitações e demais contratações necessárias ao funcionamento das unidades organizacionais da DPMG.
  • DIRETORIA DE PATRIMÔNIO E ALMOXARIFADO – órgão responsável por assegurar a gestão dos processos de trabalho inerentes ao fornecimento de materiais permanentes e de consumo necessários às atividades das diversas áreas da DPMG e o controle efetivo do seu patrimônio mobiliário.

Superintendência de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional
Responsável pelos registros funcionais dos membros e servidores da DPMG, do ingresso ao desligamento; gestão dos contratos celebrados com a MGS e Assprom; elaboração da folha de pagamento de pessoal; concessão de direitos, vantagens e licenças além de promover a saúde ocupacional e a segurança no trabalho dos membros, servidores da DPMG, além de promover a saúde ocupacional e a segurança no trabalho dos membros.

  • DIRETORIA DE PAGAMENTOS– deve assegurar a legalidade nos procedimentos, a correção dos valores e a compatibilidade dos pagamentos efetuados, para membros e servidores da DPMG, com as disponibilidades orçamentárias e financeiras da Instituição, bem como subsidiar a apropriação de custos e o fornecimento de informações exigidas por órgãos governamentais competentes.
  • DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO SERVIDOR E SAÚDE OCUPACIONAL – tem por finalidade desenvolver programas e ações que assegurem o desenvolvimento, a saúde e a segurança no trabalho dos membros e servidores, assim como sua recuperação e readaptação, promovendo a qualidade de vida no trabalho, além de providenciar os atos necessários para o ingresso, movimentação, desenvolvimento na carreira e desligamento de membros e servidores.
  • DIRETORIA DE DIREITOS, VANTAGENS E APOSENTADORIA – Tem por finalidade assegurar a concessão de direitos, vantagens e benefícios aos membros e servidores que estejam compatíveis com os aspectos legais pertinentes e com as políticas e diretrizes da DPMG.

Superintendência de Tecnologia da Informática
A STI é o setor de responsável por toda a estrutura computacional e de sistemas da DPMG.

É órgão de apoio administrativo, vinculado à Defensoria Pública–Geral, com a finalidade de assegurar soluções tecnológicas para o desenvolvimento das atividades da DPMG. A STI é composta por 3 diretorias:

  • DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E PROJETOS – Tem por finalidade o permanente desenvolvimento, padronização e atualização dos sistemas, normas e padrões estabelecidos para os processos informatizados.
  • DIRETORIA DE SUPORTE TÉCNICO E ADMINISTRAÇÃO DE REDES – Tem por finalidade o permanente desenvolvimento de soluções e administração dos serviços relacionados às redes de dados, ambientes de produção e sua estrutura.
  • DIRETORIA DE INFORMAÇÃO E DADOS – Tem por finalidade orientar e supervisionar a gestão de processos na Instituição e da informação administrativa e jurídica constante dos sistemas informatizados da DPMG.

Utilizamos cookies neste site para: melhorar a funcionalidade, personalizar a experiência de navegação, analisar o tráfego e para efeitos de marketing e publicidade personalizada. Veja nossa Política de Privacidade.

Cookies estritamente necessários: São aqueles cookies que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras, por exemplo. Esses cookies não guardam quaisquer informações sobre você que possam ser usadas em ações de comunicação de produto ou serviço ou para lembrar as páginas navegadas no site.

Os cookies de estatísticas, ou análises, traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anônima.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

A opinião do cidadão é importante para a constante melhoria dos serviços. Para críticas, sugestões ou esclarecer dúvidas, Fale com a Defensoria.